Filme: |
A Casa |
Gênero: |
Animação |
Diretor: |
Andrés Lieban |
Elenco: |
|
Ano: |
2004 |
Duração: |
3 min |
Cor: |
Colorido |
Bitola: |
Vídeo |
Título: |
A imaginação alimenta a mente das crianças |
|
Ficha Técnica |
Diretor Andrés Lieban
Produção Fernando Faro
Roteiro Andrés Lieban
Animação Andrés Lieban
Empresa(s) produtora(s) Laboratório de Desenhos, Editora Delta
Produção Executiva André Koogan Breitman
Finalização Proview Produções
Música Sincronizada Vinícius de Moraes
Interpretação musical Boca Livre |
|
|
Autor: |
Grace Luciana Pereira |
Curricular: |
Educação Infantil, Ensino Fundamental I |
Disciplina: |
Artes |
Faixa Etária: |
Todas as idades |
|
|
Introdução: |
|
A imaginação alimenta a mente das crianças. É uma delicia ouvir os fatos do ponto de vista de uma criança. A escola precisa estimular a criatividade e a expressão das opiniões das crianças de forma verbal e escrita. A
Música é um excelente portador para a alfabetização no sentido mais
rico possível. Os textos memorizados oferecem grandes oportunidades pra
criança pensar sobre a escrita. O curta é um convite a expressão. Com certeza, os alunos irão adorar !!!! |
|
Objetivo: |
|
Linguagem oral e escrita:
Estabelecer relação entre o que é falado e o texto escrito, explorando
textos que sabem de cor e focalizando a sonoridade da linguagem
(ritmos, rimas, repetições etc.),
Artes:
Informações sobre as obras apreciadas e seus compositores
|
|
Situação Didática |
|
Trazer o CD do grupo MPB 4 para as crianças ouvirem as músicas
Mostrar a capa do CD e uma breve biografia do grupo
Destacar as rimas da música
Propor que façam rimas com os nomes dos colegas
Registrar no quadro algumas das rimas e pedir que as crianças que não
forem leitoras formais identifiquem o percebem na escrita
Mostrar a letra da música e pedir que reparem no final das palavras
Colocar a música para tocar e fazer uma leitura no quadro acompanhando as palavras
Validar as estratégias de Leitura das crianças
Pedir que façam um desenho da casa que eles imaginam que se trata a música
Fazer uma roda de conversa para que as crianças possam dizer o que desenharam
Falar que a casa que a música fala e o útero ou um ovo
Trazer um atlas do corpo humano e mostrar a criança na barriga da mãe
Propor que perguntem a família quais são os animais que nascem em ovos
Validar a classificação- ovíparo em livros, revistas, internet e etc.
Fazer um cartaz com desenho e nomes dos animais pesquisados pelas crianças
Propor rimas com o nome desses animais e montar um livro ilustrado pelas crianças unindo as informações que eles encontraram
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário